,

Zenaide larga na frente: senadora já conta com apoio de 40% da Assembleia Legislativa para 2026

A senadora Zenaide Maia já conta com o apoio de 10 deputados no Rio Grande do Norte, fortalecendo sua pré-candidatura em 2026 e potencializando alianças estratégicas para obter mais apoio parlamentar.

Ainda faltam meses para o ano eleitoral começar oficialmente, mas a senadora Zenaide Maia (PSD) já entra em 2026 com um ativo político que poucos nomes da majoritária podem exibir: apoio consolidado de ao menos 10 dos 24 deputados estaduais do Rio Grande do Norte — o equivalente a 41,6% da Assembleia Legislativa.

Entre os aliados certos estão nomes de diferentes partidos e regiões:
Eudiane Macedo (PV), Bernardo Amorim (PSDB), Cristiane Dantas (Solidariedade), Galeno Torquato (PSDB), Hermano Morais (PV), Ivanilson Oliveira (União Brasil), Kleber Rodrigues (PSDB), Terezinha Maia (PL), Nelter Queiroz (PSDB) e Ubaldo Fernandes (PSDB). Um grupo diverso, com forte inserção no interior e base sólida no Seridó, Alto Oeste e Grande Natal.

A força desse grupo não vem apenas do PSD: uma parte desses nomes orbitam a pré-candidatura de Allyson Bezerra (União Brasil), com quem Zenaide construiu uma aliança estratégica. A partir desse elo, nomes como Neilton Diógenes (PL), Adjunto Dias (MDB) e Taveira Júnior (União Brasil) também são apontados como apoios potenciais.

Outro nome de destaque é o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB). Com relação institucional sólida com a senadora, Ezequiel tem boa interlocução com o PSD e deve se filiar ao MDB de Walter Alves. Seu apoio a Zenaide é dado como provável, mas pode depender diretamente da configuração da aliança com a governadora Fátima Bezerra.

Caso o PSD integre uma coligação com o PT na chapa majoritária, a senadora pode ainda somar os apoios de parlamentares da federação Brasil da Esperança, como Divaneide Basílio, Francisco do PT, Isolda Dantas e Vivaldo Costa — ampliando ainda mais sua base de sustentação.

Outro ponto a favor: o deputado José Dias (PSDB) não deve disputar a reeleição, mas seu grupo político — liderado pelo ex-prefeito de Ceará-Mirim, Julio César, hoje no PSD — está alinhado com Zenaide e deve manter o apoio.

Com base nos apoios já consolidados, a senadora Zenaide começa a corrida de 2026 com uma vantagem significativa na base estadual. E caso atraia os apoios em potencial, poderá contar com até 17 deputados — o que representaria 70% da Assembleia Legislativa.

Num cenário onde alianças são cruciais para garantir palanques, tempo de TV e capilaridade regional, Zenaide entra no jogo grande, articulada e com presença em todas as regiões do estado.

Deixe um comentário